Opulência da Verdade Voltar

            No começo dessa semana, uma consulta pública arquitetada pelo Ministério da Saúde visando a discussão acerca da aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças teve resultados adversos aos esperados pelo governo federal. A maioria dos presentes foi contra a exigência de receita médica para a aplicação do imunizante, exigência esta defendida pela pasta, uma forma de reiterar a ideia governista de ineficiência vacinal. Essa é mais uma das derrotas do governo na batalha contra a realidade. A verdade sempre foi inimiga dos poderosos. O obscurantismo, seu maior aliado.

            No século XIX, um dos maiores dramaturgos da história, o alemão Johann Wolfgang von Goethe, publicou a sua mais célebre obra, a tragédia de Fausto. Na peça, Fausto, em busca do absoluto, faz um acordo com um demônio que tinha subido à Terra em busca de sua alma. Mefistófeles, o demônio, que era a representação mais pura da vilania, em uma das mais famosas passagens da peça, afirma: “Eu sou o espírito que tudo nega! E assim é, pois tudo o que existe merece perecer miseravelmente”.

            Goethe, com toda a genialidade que lhe é oportunamente atribuída, faz uma crítica a todos que negam a verdade, principal objeto de estudo da ciência, comparando estes a um ser vil, atribuindo assertivamente a eles caráter mefistofélico. Negar tudo o que existe, e com isso, portanto, tudo o que surge, desejando seu perecimento é o passaporte de entrada para o caminho do obscurantismo. Esta é a interpretação de vários estudiosos da obra de Goethe, mostrando-se claro que a negação da verdade é condenada desde os séculos passados, nos quais a informação ainda era tão rarefeita.

            É evidente, e totalmente compreensível, que nasçam dúvidas em um mundo inundado por informações de todos os cantos. Mas é fato, também, de que a realidade é a realidade, e nada que possamos fazer pode mudar isso, felizmente. O avanço científico tem trazido consigo incontáveis benefícios em tempo recorde. Negar a eficiência da vacinação pelo fato do imunizante ter sido desenvolvido de forma célere é desejar que ciência permaneça no campo da obsolescência. Mas não podemos esquecer que, em tempos de tão densa informação, nascemos sem saber de nada e morreremos sabendo de menos ainda. Assim, da mesma forma que Mefistófeles foi derrotado na obra de Goethe, e a alma de Fausto livrada de seu domínio, a história ceifará os que se opuseram à verdade, e suas descrenças não passarão de renegados cadáveres ideológicos.

 

                                                                                                          Pedro Nimer Neto

 

Quem Somos

Quem Somos Nossa empresa presta assessoria administrativa e jurídica em todas as instâncias às pessoas físicas e jurídicas, na busca de solucionar litígios nas diversas áreas do direito.

Contato

Endereço

Rua Ivete Gabriel Atique, 135
Vila Maria
São José do Rio Preto - SP

Telefones

(17) 3212-4110
(17) 3212-3470
(17) 3364-4120

Email

Email:
contato@advocacianimer.com.br